Assembléia de Deus Missionária

Palavras

A necessidade de santidade para a vida cristã

segunda, 21 de setembro de 2015

A necessidade de santidade para a vida cristã

Palavras

Quando o homem se encontra com o Senhor Jesus Cristo, passa a viver uma nova vida, as coisas velhas passam, e fluem as novas coisas ( II Cor. 5, 17). Neste momento o cristão é separado para viver uma vida exclusivamente para Deus,  e é aí, que começa o processo de santidade em sua vida cristã.

No dicionário teológico, vemos a definição de santidade;  As palavras originais Hebraicas e gregas que traduzem "Santidade", significam basicamente a separação do que é incomum, impuro ou profano, e a consagração a Deus, que é santo. Santificação é o processo pelo qual se separa algo ou alguém para um uso ou um propósito religioso, ou seja, tornar sagrado ou consagrar. Na teologia cristã, santificação é o processo de aperfeiçoamento gradual do ser humano em que ele se aproxima do caráter divino e afasta-se do pecado, cujo fim é alcançar a salvação e, portanto, a santidade e a santificação também se referem à experiência prática dessa separação para Deus, sendo o efeito da obediência à Palavra de Deus na vida de alguém e deve ser ardentemente buscada pelo crente. Assim como o Senhor orou em João 17, santifica-os na verdade, pois a tua palavra é a verdade. A santificação tem em vista a separação dos crentes para a finalidade pela qual foram enviados ao mundo.

Todos que iniciam uma nova vida em Cristo, passam a viver separados para Ele, porque em sua palavra nos diz que aqueles que se propõem a segui-lo devem  santificar-se, e serem  santos em toda a maneira de viver, porque Ele é santo. Passam a viver em intimidade com Deus, porque Ele, não habita com o que é impuro, mas, com a santidade e requer daqueles que o seguem que sejam santos como Ele é. O apóstolo Pedro exorta a todos em sua epístola dizendo; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver( I Pe 1, 15)

Cada crente deverá buscar a santificação, sabendo e crendo que sem a qual ninguém verá o Senhor Todo poderoso. O esforço e trabalho devem ser individual, através da oração, leitura da palavra e devoção incondicional ao Senhor Deus que fez o céu e a Terra. Sede santos como Ele é Santo.

Pr. José Renato de Oliveira